Ovo benefícios

Benefícios dos ovos na alimentação

Os ovos são um dos poucos alimentos que devem ser classificados como “superfoods”.

Eles são carregados com nutrientes, alguns dos quais são raros na dieta moderna.

Aqui estão 10 benefícios para a saúde dos ovos que foram confirmados em estudos humanos.

Incrivelmente Nutritivo

Os ovos estão entre os alimentos mais nutritivos do planeta.

Um ovo inteiro contém todos os nutrientes necessários para transformar uma única célula numa galinha bebê.

Um único ovo cozido grande contém:

  • Vitamina A: 6% da DDR
  • Folato: 5% da DDR
  • Vitamina B5: 7% da RDA
  • Vitamina B12: 9% da DDR
  • Vitamina B2: 15% da RDA
  • Fósforo: 9% da RDA
  • Selénio: 22% da RDA

Os ovos também contêm quantidades decentes de vitamina D, vitamina E, vitamina K, vitamina B6, cálcio e zinco.

Isto vem com 77 calorias, 6 gramas de proteína e 5 gramas de gorduras saudáveis.

Os ovos também contêm vários vestígios de nutrientes que são importantes para a saúde.

Na verdade, os ovos são a comida perfeita. Eles contêm um pouco de quase todos os nutrientes que você precisa.

Se conseguir pôr as mãos em ovos pastados ou enriquecidos com ômega-3, Estes são ainda melhores. Contêm quantidades mais elevadas de gordura ômega-3 e são muito mais elevadas em vitamina A e E.

Elevado no colesterol, mas não afecta negativamente o colesterol no sangue

É verdade que os ovos são altos no colesterol.

De facto, um único ovo contém 212 mg, o que representa mais de metade da dose diária recomendada de 300 mg.

No entanto, é importante ter em mente que o colesterol na dieta não aumenta necessariamente o colesterol no sangue.

O fígado produz grandes quantidades de colesterol todos os dias. Quando aumenta a sua ingestão de colesterol alimentar, o seu fígado simplesmente produz menos colesterol para o equilibrar.

No entanto, a resposta à ingestão de ovos varia entre os indivíduos:

Em 70% das pessoas, os ovos não aumentam o colesterol.

Nos outros 30% (denominados “respondedores hiper”), os ovos podem levemente aumentar o colesterol total e o colesterol LDL.

No entanto, pessoas com doenças genéticas como hipercolesterolemia familiar ou uma variante genética chamada ApoE4 pode querer limitar ou evitar ovos.

Contém Colina

A colina é um nutriente que a maioria das pessoas nem sequer sabe que existe, mas é uma substância incrivelmente importante e é muitas vezes agrupada com as vitaminas B.

A colina é usada para construir membranas celulares e tem um papel na produção de moléculas sinalizadoras no cérebro, juntamente com várias outras funções.

Os sintomas da deficiência de colina são graves, por isso felizmente é raro.

Ovos inteiros são uma excelente fonte de colina. Um único ovo contém mais de 100 mg deste nutriente muito importante.

Estão associados a um risco reduzido de doença cardíaca

Colesterol LDL é geralmente conhecido como o colesterol” ruim”.

É sabido que a existência de níveis elevados de LDL está associada a um risco aumentado de doença cardíaca.

Mas muitas pessoas não percebem que LDL é dividido em subtipos baseados no tamanho das partículas.

Existem pequenas e densas partículas LDL e grandes partículas LDL.

Muitos estudos têm mostrado que as pessoas que têm partículas LDL predominantemente pequenas e densas têm um maior risco de doença cardíaca do que as pessoas que têm partículas LDL na sua maioria grandes.

Mesmo que os ovos tendem a levemente aumentar o colesterol LDL em algumas pessoas, estudos mostram que as partículas mudam de LDL pequeno, denso para grande, o que é uma melhoria.

Fonte: http://ovo.blog.br/ovo-faz-mal-a-saude/