Bíblia

Fatos Impressionantes Sobre a Bíblia

A Bíblia Sagrada é o texto mais sagrado do Cristianismo. Para alguns, é um guia sobre como navegar na tumultuada, mas igualmente maravilhosa estrada que é a vida. Para outros, é um livro de histórias que cruza uma multidão de gêneros, e narra tudo, desde a criação do mundo até a vida de homens comuns tocados pelo amor, sabedoria e poder de Deus.

Mas acima de tudo, a Bíblia é um dom do próprio Deus. A partir daí, podemos entender o seu propósito para nós humanos, o que ele espera de nós, e descobrir que tipo de pessoa você é.

Aqui estão alguns fatos surpreendentes que você pode não saber sobre a Bíblia:

O longo e curto

Quando se trata dos livros da Bíblia, o mais longo é Salmos, que contém 150 capítulos (ou Salmos) compostos de 43 743 palavras. O livro mais curto é 3 João, com apenas um capítulo e 299 palavras. Os capítulos mais longos e mais curtos também pertencem aos Salmos: o Salmo 119 tem 176 versos, enquanto o salmo 117 tem apenas dois. Esther 8: 9 é o verso mais longo com 90 palavras.

O verso mais curto? João 11: 35, com apenas duas palavras: “Jesus chorou.”

Tem cerca de 611 000 palavras.

São 24 000 palavras a mais do que a guerra e a paz de Leo Tolstoy e mais de 40 000 palavras a menos do que Os Miseráveis de Victor Hugo! É claro que a contagem de palavras varia quando traduzida das línguas originais, por isso não comece a contar cada palavra em sua cópia/versão da Bíblia por causa da precisão.

A Palavra “Trindade” Nunca É Mencionada

Vinte versículos bíblicos mencionam todos os três membros da Santíssima Trindade: Deus Pai, Deus Filho (Jesus Cristo), e Deus Espírito Santo. Mas a palavra “Trindade” em si? Não é mencionado de todo.

Tradicionalmente, 40 Autores Escreveram A Bíblia

Uma diversidade de autores escreveu a Bíblia ao longo de um período de 1500 anos. De pastores e pescadores a soldados e médicos, pelo menos 40 indivíduos foram inspirados pelo Espírito Santo para colocar a mensagem de Deus em palavras para o seu povo.

Os cinco primeiros livros são muitas vezes creditados a Moisés (apesar do fato de que ele morreu antes de alguns desses eventos acontecerem), Paulo escreveu os documentos mais individuais (13 cartas), e as identidades de alguns escritores ainda são desconhecidas até hoje.

Apenas 93 mulheres falam na Bíblia

188 mulheres são nomeadas na Bíblia, e dessas mulheres, apenas 93 falam (e apenas 49 são nomeadas). Juntos, eles falam 14 056 palavras-Isso é 1,1% do conteúdo da Bíblia.

Foi Escrito Em Três Continentes.

A maioria da Bíblia foi escrita no que é hoje Israel na Ásia. Algumas das epístolas do Novo Testamento, no entanto, foram escritas de cidades na Europa, enquanto algumas passagens do livro de Jeremias foram escritas no Egito, bem aqui na África.

E foi escrito em três línguas.

Originalmente, a Bíblia foi escrita em hebraico, aramaico e grego. Partes do Antigo Testamento foram escritas em hebraico, a língua de seus leitores, enquanto pequenas partes foram escritas em aramaico. Quando o Novo Testamento foi escrito, a língua comumente falada na época era o grego, daí porque a segunda parte do texto bíblico foi escrita em grego.

A origem da palavra “Bíblia””

Por falar em grego, a palavra “Bíblia” vem da palavra grega bíblos, que significa “livros”. Pode ter derivado de Byblos, uma antiga cidade portuária egípcia onde o papiro costumava fazer livros e pergaminhos foram exportados para a Grécia. De fato, a Bíblia – ou as Sagradas Escrituras, como também era conhecida – foi escrita em pergaminhos de papiro e mais tarde em pergaminho.

Fonte: https://definicao.net/biblia/